Da pompa ao abandono: Torre Palace já recebeu Garrincha e astros de Hollywood

ByDÉLIO ANDRADE

18 de dezembro de 2025

Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, foi um dos principais destinos de luxo de Brasília e hospedou diversas figuras conhecidas do cenário nacional e internacional.

Inaugurado em 1973, o edifício ganhou notoriedade antes de entrar em um longo período de decadência marcado por crises, disputas judiciais e abandono.

Pouco tempo após a inauguração, o hotel recebeu personalidades do esporte, da música e da televisão. Em outubro de 1973, hospedaram-se no local três jogadores do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira: Carlos Alberto Torres, capitão da equipe, Zé Maria e Rivellino.

No mês seguinte, passaram pelo Torre Palace o grupo Os Diagonais e os cantores Jair Rodrigues e José Cipriano.

Entre os atletas, além de Zanata, então meio-campista do Vasco, o hotel recebeu em duas ocasiões o lendário Mané Garrincha, ídolo do Botafogo e considerado um dos maiores jogadores da história do futebol mundial.

Outros nomes do futebol nacional também passaram pelo Torre Palace, como Chiquinho, à época no Flamengo; Ferretti, do Botafogo; e Nelson, do São Paulo. Os jogadores Lula, do Fluminense, e Miguel, do Vasco, também estiveram hospedados no hotel.

O Torre Palace também recebeu autoridades nacionais e internacionais, como os oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) Clinton A. Thykeson e Denniz C. Payne.

Em 29 de janeiro de 1974, a atriz hollywoodiana e estrela da Broadway Mary Martin escolheu o hotel para se hospedar durante visita à capital federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *