Nikolas começou caminhada na segunda-feira. (Reprodução, Redes Sociais)
A caminhada que começou na segunda-feira (19), liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), segue no seu ‘último dia’ rumo à Praça do Cruzeiro — ponto final do ato pela liberdade dos condenados pelos ataques ao Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023.
O parlamentar já chegou a Brasília na noite de sábado (24), em um movimento de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as condenações referentes aos crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes.
Nikolas e outros líderes da oposição devem discursar, hoje, aos manifestantes. A caminhada ganhou adesões ao longo do caminho, com a presença de outros parlamentares — incluindo sul-mato-grossenses —, apoiadores de Bolsonaro e, também, de eleitores.
Reta final
A mobilização do deputado Nikolas Ferreira teve início na segunda-feira (19) em Paracatu, cidade mineira situada nas proximidades da divisa com Goiás, a cerca de 240 quilômetros até Brasília. O início do percurso foi divulgado pelo deputado por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, na segunda-feira (19).
Em carta aberta, o deputado afirmou que o ato “é uma etapa pela liberdade e pelo tratamento digno aos presos do dia 8 de janeiro, que foram submetidos a violações de direitos humanos e de garantias fundamentais”, citando Jair Bolsonaro, Filipe Martins e outros como vítimas de supostos “abusos processuais”.
Ao longo dos últimos dias, políticos e personalidades da direita brasileira se juntaram ao parlamentar mineiro em diferentes pontos do trajeto. No sábado, Nikolas chegou à divisa entre Goiás e Distrito Federal. Neste domingo, o ato segue em seu trecho final, percorrendo o DF em direção à Praça do Cruzeiro, onde será movido um novo protesto.
Políticos de MS
O número de políticos sul-mato-grossenses que acompanham o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) subiu gradativamente. Capitão Contar, Rodolfo Nogueira e a vereadora Ana Portela — todos do PL — se uniram ao grupo na sexta-feira (23).
O deputado João Henrique Catan (PL) participa da caminhada encabeçada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) desde segunda-feira (19). Já o deputado Marcos Pollon (PL) chegou na quinta-feira (22).
Segurança
Com a aproximação do movimento puxado por Nikolas, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o isolamento do Complexo Penitenciário da Papuda, onde Jair Bolsonaro está preso.
Manifestações e protestos no local estão proibidos. Na decisão, o ministro citou o temor da repetição de ataques aos moldes dos de 8 de janeiro de 2023.
